Inicialmente a ideia para as narrações era de haver os narradores, que iriam decidir tudo o que aconteceria com determinados grupos, o que eles deveriam fazer para sobreviver e determinar acada ação do grupo.
Mas agora foi pensado um novo meio que estará em TESTE nas atuais ações interativas, haverá um líder de grupo, este irá determinar o que o grupo deve fazer, passará as tarefas de cada integrante do grupo por exemplo:
O líder do grupo A determinou para o integrante C, que ele deveria carpir ao redor da base. O integrante C, vai carpir ao redor da base, e narra o que está fazendo e pensando. Então o narrador irá narrar o que aconteceu e determinar alguma situação entorno daquilo, por exemplo:
- Enquanto C carpia aos arredores de sua base com fortes enxadadas devido sua raiva por ter de cumprir essa tarefa, C acaba encontrando um pequeno baú de madeira com vários documentos e registros sobre experiencias e testes com agentes militares para desenvolver um soro de aprimoramento físicos.Com isso o rapaz decide levar os documentos para que o grupo analisasse e decidisse o que iriam fazer a partir dali com tais documentações em mãos.-
+1 ponto de Exp para C
Durante as missões, o Narrador pode ou não ajudar a equipe com itens, exp, ponto em atributos de acordo com cada situação que o grupo vai passando. Os narradores podem integrar grupos e jogar com estes, porém deve-se haver bom senso para que os grupos tenham um desempenho bom porém não exagerado,ou seja, muitas vantagens sem um devido controle. Suponhamos que durante uma missão de busca à alimentos, um jogador recebe do Narrador uma arma, ele a encontra com um cadáver de um policial morto. O Narrador tem a obrigação de especificar quanto de munição a arma possui,exemplo, 1 pente com 10 disparos (balas), e as condições da arma.Exemplo:
* Fulano: C
Encontra: Fuzil M-16 com 1 pente contendo 10 balas.
Estado da Arma: Bom ( 1 missão)
O casa de especificar a missão, quando se especifica quantas missões a arma irá durar, conta-se a partir da atual missão no caso atual, a arma durará essa missão e a próxima, quando este limite acabar o Narrador deverá especificar o que aconteceu com a arma, se ela emperrou, se o jogador a perdeu durante a missão, isso deve ficar claro durante a narração.
Em caso de combates, caso ocorra um conflito entre grupos e dois jogadores decidam atirar um no outro, como será avaliado o combate e feito os cálculos de dano? Simples :
O narrador irá lançar 1 dado para cada jogador, e a ordem será a seguinte:
Jogador 1 : Ataca
Jogador 2 : Defende, contra-ataca.
Jogador 1 : Defende.
Narrador: Rola 1 dado para o ataque, 1 dado para a defesa, 1 dado para contra-ataque, 1 dado para defesa e depois define o resultado das ações e depois calcula os danos.
Como será decidido as ações e os danos através dos dados?
Após a rolagem de um dado D10 os resultados serão definidos da seguinte forma:
Será calculada a diferença entre os ataques e defesas,por exemplo, o jogador 1 atacou o 2, o 2 se defendeu.
O narrador lançara um dado para o ataque e outro para a defesa:
Ataque: 10
Defesa: 6
Então, o resultado do ataque foi superior ao da defesa, logo o dano que o jogador 2 sofre é a diferença entre os resultados, ou seja, o jogador 2 perderá 4 pontos de vida.
É um sistema simples e básico, tudo dependerá da sorte de cada jogador.